PERSONAL CHEF

ver abaixo meus serviços
MINHAS HABILIDADES
- Elaboração de fichas técnicas, treinamento de pessoal
- Formulação de estatísticas de consumo e descarte de alimentos
- atendimento ao cliente
- Organização geral de materiais, alimentos e mão de obra
- controle higiênico sanitário
- Controle de estoque de matérias prima ,de elaborados e de custos gerais
- Formular pedidos de compra
- Elaboração de cardápios
segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
CABRITO AO FORNO
Ingredientes
1 pernil de cabrito
20 g de alecrim
15 g de alho
10 g de sal
5 g de pimenta-do-reino
30 ml de azeite
30 g de manteiga
400 ml de caldo de galinha
100 ml de vinho branco
Preparo
Marine o pernil de um dia para o outro com todos os ingredientes (apimenta deve ser colocada sobre a carne).No dia seguinte, disponha o pernil em uma assadeira com o caldo damarinada e cubra-o com papel-aluminio. Leve ao forno preaquecido(220ºC) por cerca de 2h30. Retire o papel-aluminio, reserve o molhoque restou na assadeira e volte ao forno por mais 10 minutos para dourar.
Sirva fatiado com o molho, brocolis e batatas coradas
FELIZ NATAL
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Pão de Mel

Rende 45-50 unidades
Ingredientes
Cobertura
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
LULAS RECHEADAS
6 lulas grandes
12 camarões graúdos
2 pães franceses
½ xícara de leite
1 cebola picada
4 ramos de salsinha
Sal e pimenta
1 xícara de vinho branco
1 xícara de água
1 cebola picada
1 alho poro em rodelas
1 cenoura picadinha
3 colheres de sopa de creme de leite
Salsinha para enfeitar
Modo de preparo:
- Molhe o miolo de pão no leite. - Limpe bem as lulas, retire os tentáculos e pique. - No processador, coloque a cebola, o miolo de pão espremido, a salsa, os tentáculos e os camarões. Tempere com sal e pimenta. - Recheie cada lula com esta pasta e feche com um palito. - Numa panela, coloque a água, o vinho, a cebola, o alho poro, a cenoura e as lulas recheadas e cozinhe. - Retire as lulas e conserve-as aquecidas.
- Reduza o caldo e junte o creme de leite.
- Regue as lulas com este molho e sirva em seguida.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Dieta para um coração saudável
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
QUINDIM
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
GINÁSTICA PARA O CÉREBRO
NEURÓBICA - GINÁSTICA PARA O CÉREBRO
Trocar de mão para escovar os dentes é bom para o cérebro. O simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro, é uma nova técnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e inteligência e, assim, realizando um exercício de NEURÓBICA.
Uma descoberta dentro da Neurociência, vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões. Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que a NEURÓBICA, a "aeróbica dos neurônios", é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro.
Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios "cerebrais" que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.
Tente fazer um teste:
01 - Use o relógio de pulso no braço direito;02 - Escove os dentes com a mão contrária da de costume;03 - Ande pela casa de trás para frente; (Vi na China o pessoal treinando isso num parque);04 - Vista-se de olhos fechados; 05 - Estimule o paladar, coma coisas diferentes;06 - Veja fotos de cabeça para baixo;07 - Veja as horas num espelho;08 - Faça um novo caminho para ir ao trabalho;09 - Converse com o vizinho que nunca dá bom dia... 10 - Comece agora trocando o mouse de lado.A proposta é mudar o comportamento rotineiro.Tente, invente, faça alguma coisa diferente e estimule o seu cérebro.
Vale a pena tentar!
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Alimentação na menopausa
É Bom Saber
O papel da alimentação na menopausa
A alimentação deve sofrer uma redução de 200 a 400 kcal diárias, devendo ser pobre em gorduras e açúcares, e rica em frutas, vegetais, fibras e grãos. A ingestão de cálcio e vitamina D é fundamental. O magnésio, que também ajuda a complementar a dieta, pode ser encontrado nos cereais de trigo integral, castanhas, carnes, leite, vegetais verdes e legumes. Bebidas como café, chá, colas e outros refrigerantes devem ser evitadas ao máximo, assim como bebidas alcoólicas. Evite também alimentos ricos em sódio
Outras recomendações
Evitar fumar e praticar regularmente exercício físico ajuda a manter o peso ideal, para além de reduzir a pressão arterial e prevenir o aparecimento da osteoporose e de doenças cardiovasculares. A glicemia, os níveis de colesterol, triglicérides e pressão arterial, devem ser controlados regularmente. Algumas técnicas de relaxamento e meditação ajudam a ultrapassar melhor os sintomas característicos da menopausa. Evite fumar.
Fonte: http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/2/cnt_id/1047/
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Cheesecake de frutas vermelhas

terça-feira, 13 de novembro de 2007
"LEGUME" QUE TIRA A FOME
Café com... ciência
Descoberto na Índia “legume” que tira a fome
Publicado em: 8/11/2007 às 09h51
Uma novidade acaba de ser descoberta e começa a revolucionar tudo o que se estudou até hoje com relação ao combate à obesidade. Trata-se da Caralluma Fimbriata, uma espécie de legume usado na Índia por homens que precisam manter o pique durante todos os dias em que passam caçando, sem ter tempo para comer.
Para isso, eles mastigam grossos pedaços da planta, ficam mais ativos e não sentem fome. A planta é uma espécie de cacto que costuma crescer ao ar livre ou em estufas. Também pode ser encontrada na África, EUA e Europa.
No Brasil, a Caralluma Fimbriata é manipulada e indicada para emagrecer, diminuir o açúcar do sangue, suprimir o apetite e aumentar a resistência.
Acredita-se que a planta bloqueia a atividade de várias enzimas que formam blocos de gordura, concentrando-as em reservas gordas a serem queimadas. Por outro lado, acredita-se que a mesma aja no cérebro inibindo o apetite.
A planta, tal como um legume comum, pode ser usada em conserva com molhos picantes ou pode ser ingerida cru. Os componentes fitoquímicos são: saponinas, pregnane, glycosides, flavone glycosides e mgastignane glycosides.
(Fonte: Dra. Sylvana Braga, médica ortomolecular, nutrologista, reumatologista e fisiatra)
segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Veja como preparar tomates secos
Os tomates têm que ser cortados ao meio
A polpa e as sementes devem ser retiradas de todos os pedaços
Pique um dente de alho, retirando o pedacinho verde que fica no centro
Também pique algumas ervas, as mais indicadas são o alegrim e o orégano fresco
Misture as ervas e o alho com uma colher de sopa de sal e a mesma medida de açúcar
Polvilhe os pedaços de tomate com essa mistura
Despeje um 'fio' de azeite sobre cada pedaço de tomate
Coloque os tomates no forno a 60 graus por aproximadamente oito horas
Depois de cerca de seis horas, virar os tomates para que a água que se formou na cavidade seja retirada
Depois de retirados do forno, é possível manter os tomates secos em conserva. Basta colocar azeite e, caso não tenha já preparado os tomates com as ervas, adicionar pedaços das folhas (sem picar) e dentes de alho (inteiros ou divididos ao meio)
Além da conseva, o tomate pode ficar sem nenhuma outra preparação
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
ALIMENTOS QUE FAVORECEM O HUMOR
Fonte: Bem Estar
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Muito interessante mesmo.....leiam, e vejam o clip depois.
Publicado no jornal "O Globo" de domingo passado.
Numa experiência inédita, Joshua Bell, um dos mais famosos violinistas do Mundo, tocou incógnito durante 45 minutos, numa estação de metrô de Washington, de manhã, na hora do rush, despertando pouca ou nenhuma atenção. A iniciativa foi do jornal "Washington Post", com a idéia de lançar um debate sobre arte, beleza e contextos.
Ninguém reparou também que o violinista tocava com um Stradivarius de 1713 - que vale 3,5 milhões de dólares. Três dias antes, Bell tinha tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam 100 dólares. Ali na estação de metrô foi ostensivamente ignorado pela maioria, à exceção das crianças, que, inevitavelmente, paravam para escutar Bell... Segundo o jornal, isto é um sinal de que todos nascemos com poesia e esta é depois, lentamente, sufocada dentro de todos nós. "Foi estranho ser ignorado" disse Bell, que é uma espécie de 'sex symbol' da música clássica, vestido de jeans, t-shirt e boné de basebol, interpretou "Chaconne", de Bach, que é, na sua opinião, "uma das maiores peças musicais de sempre, mas também um dos grandes sucessos da história". Executou ainda "Ave Maria", de Schubert, e "Estrellita", de Manuel Ponce - mas a indiferença foi quase total.Esse fato, aparentemente, não impressionou os usuários do metrô. "Foi uma sensação muito estranha ver que as pessoas me ignoravam", disse Bell, habituado ao aplauso. "Num concerto, fico irritado se alguém tosse ou se um celular toca. Mas no metrô as minhas expectativas diminuíram. Fiquei agradecido pelo mínimo reconhecimento, mesmo um simples olhar", acrescentou. Diretor da National Gallery, não se surpreende: "A arte tem de estar em contexto". E dá um exemplo: "Se tirarmos uma pintura famosa de um museu e a colocarmos num restaurante, ninguém a notará". Aqui fica o filme no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=hnOPu0_YWhw
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
TORTA MOUSSE

segunda-feira, 15 de outubro de 2007
A CARTA(ótima)
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Bolo crocante

Pouco importa. A única regra é que satisfaça ao paladar de quem aniversaria e de seus convidados. Foi essa a recomendação feita ao Buffet Fasano, na hora de encomendar o símbolo da comemoração. A revista queria um bolo elegante e saboroso, exatamente como ela tem sido até hoje (modéstia à parte...). Executado com primor, foi parar na capa da edição de aniversário. Nada mais justo.
Ingredientes (12 porções)
Pão-de-ló
12 claras
300 g de açúcar
18 gemas
150 g de avelãs torradas e trituradas
150 g de farinha de trigo
Recheio de crocante com baunilha
550 g de açúcar de confeiteiro
150 g de avelãs torradas
1 fava de baunilha
300 ml de leite integral
15 gemas
500 g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
Calda (para regar o pão-de-ló)
300 ml de água
150 g de açúcar
Raspas da casca de 1 laranja (sem a película branca)
1 pedaço de canela em pau
150 ml de rum
Cobertura do bolo
300 ml de água
360 ml de creme de leite fresco
150 g de cacau em pó
400 g de açúcar
100 g de glicose em pasta
30 g de gelatina incolor (hidrate antes de usar)
Decoração
Folhas de ouro comestíveis
Favas de baunilha
Lâminas de amêndoas
PREPARO
Pão-de-ló
Bata as claras com 100 g do açúcar, até obter ponto de neve firme.
Bata as gemas com o restante do açúcar, para alcançar uma mistura consistente e quase esbranquiçada.
Junte as avelãs com a farinha, acrescente as claras batidas e por último as gemas, misturando suavemente. Forre com papel-manteiga duas fôrmas redondas de 30 x 30 cm.
Divida a massa nas fôrmas e leve ao forno preaquecido a 160 ºC, por cerca de 30 minutos.
Retire as fôrmas do forno e deixe o bolo esfriar para desenformar.
Recheio de crocante com baunilha
Leve o açúcar ao fogo brando, até obter ponto de caramelo. Retire do fogo, acrescente as avelãs, misture bem e despeje sobre uma superfície fria (como mármore).
Depois de frio, triture a mistura com um rolo de macarrão. Reserve esse crocante. Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento, separe as sementes e leve-as à fervura, junto com o leite.
Bata as gemas com o açúcar e misture-as ao leite, no fogo, mexendo até engrossar. Retire do fogo e bata na batedeira em velocidade máxima até esfriar. Acrescente a manteiga e bata por mais 2 minutos.
Retire da batedeira e misture delicadamente o crocante de avelãs que estava reservado.
Calda (para regar o pão-de-ló)
Misture os ingredientes da calda e leve ao fogo baixo. Depois de ferver, acrescente o rum. Retire do fogo e reserve.
Finalização do pão-de-ló e do recheio
Corte cada bolo em duas partes iguais, obtendo assim quatro círculos.
Comece a montagem, colocando sobre um prato uma camada de bolo, regando com a calda (todas as camadas de bolo devem ser regadas com a calda). Continue a montagem intercalando o recheio de crocante com as camadas de bolo. Finalize com o bolo.
Leve à geladeira para firmar bem, antes de espalhar a cobertura.
Cobertura do bolo
Misture a água com o creme de leite e leve ao fogo até aquecer bem. Retire do fogo antes de ferver. Acrescente o cacau, o açúcar e a glicose.
Misture bem e por último junte a gelatina. Misture até dissolver.
Retire do fogo e imediatamente coloque em um recipiente com gelo para interromper o cozimento. Mexa constantemente, até obter uma cobertura grossa. Espalhe a cobertura no bolo e leve à geladeira até a hora de decorar.
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Brownies de chocolate meio amargo

170g de chocolate meio amargo
1/4 xícara (chá) de cacau em pó
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de fermento em pó
1/4 de colher (chá) de sal fino
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de essência de baunilha
Preparo:
Aqueça o forno a 170º. Forre uma forma quadrada com papel alumínio ou vegetal, deixando uma borda de 2 dedos de fora da forma. Unte com manteiga o papel, exceto a parte de fora e reserve a forma.
Coloque a manteiga, o chocolate cortado em quadrados e o cacau numa tigela média à prova de calor, ponha em banho-maria e mexa até o chocolate e a manteiga estarem derretidos. Retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente.
Numa outra tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Numa outra vasilha coloque o açúcar, os ovos e a baunilha, bata até ficar pálida, cerca de 4 minutos. Adicione a mistura de chocolate e bata até ficar bem misturado. Junte a mistura da farinha e bata raspando os lados da tigela para ficar bem homogênea. Deite o preparado na forma e leve ao forno.
Estará pronto quando puser no centro um palito e este sair com umas migalhas grudadas, mas não molhado, após 30 a 35 min. Deixe esfriar um pouco na forma, mais ou menos 15 minutos. Retire da forma, puxando pelo papel e deixe esfriar por completo numa grade própria antes de cortar em quadrados.
Fonte: Revista Blue Cooking
dica blue: escolha chocolates de diferentes intensidades , conforme o seu gosto.
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
FILOSOFIA DO GOSTO
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
UVAS GENETICAMENTE MODIFICADAS
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Receita Prática e fácil

Torta de Frigideira (Receita Prática)
Esta receita faz parte da apostila "RECEITAS COM CARNE MOÍDA"
Apostilas Digitais (envio por e-mail) do Culinarista Mauro Rebelo - http://www.bemcomer.com.br/
Ingredientes:3 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola ralada
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de carne moída pronta
Modo de Preparo:
Bata os ovos e junte o leite, a farinha de trigo, o fermento, o alho, a cebola e o sal. Numa frigideira antiaderente pequena, aqueça o óleo e espalhe metade da massa. Distribua a carne sobre ela e cubra com a massa restante. Frite, em fogo médio, por 8 a 10 minutos, virando na metade do tempo. Retire do fogo e sirva. Você pode utilizar outros recheios:CamarõesCarne seca com catupiry,Bacalhau,Palmito
Rendimento: 4 porções
terça-feira, 4 de setembro de 2007
terça-feira, 21 de agosto de 2007
Brownie - como fazer a receita do youtube
100g de manteiga
45g de cacau em pó
225g de açúcar
2 ovos
1 colher chá de baunilha (acredito que deva ser +/- isso)
45g de farinha
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó
+/- 100g de gotas de chocolate
Assar por 23min a 160º
Cmodo de fazer.
Misture o cacau em pó na manteiga derretida.Misture o açúcar e os ovos em outra vasilha, e adicione a manteiga com o cacau e a baunilha.Adicione a farinha e misture bem, em seguida adicione o fermento e o bicarbonato.Por último adicione as gotas de chocolate.Coloque em assadeira untada com manteiga e leve ao forno em temperatura de 160º por aproximadamente 22 minutos, e caso precise, deixe por mais alguns minutos.Não asse demais, pois o centro do brownie precisa ficar um pouco úmido.Deixe esfriar por cerca de 10 minutos antes de corta
segunda-feira, 20 de agosto de 2007
Lançamento filme: Sem Reserva

sexta-feira, 17 de agosto de 2007
Sobre Refrigerantes
"AULA Sobre REFRIGERANTES"
A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da CC e é proposital exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da CC que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.Entre outras coisas, fui eu quem teve que aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Dolly aqui, que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, tudo isso devido à cabeça durade alguns diretoresTive que aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento,produção de label de lata, permissões, aprovações e muito etc. e tal. Montei um mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock- car ...
Tire a imensa quantidade de sal que a CC usa (50mg de sódio na lata) e você verá que a CC fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem-vergonha eporcaria, adocicado e enjoado.É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser "very low sodium") que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante,e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de "açúcar"(sacarose).É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar Imaginenuma lata de CC, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro... isso dáaproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATAFórmula da COCA-COLA ?...
Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escurae gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS- High FructoseCorn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico"chupa" todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.). Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a CC tem permissão... (claro, se tirar, a CC ficará com gosto de sabão).O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes.
Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul >de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos.Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão!Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados,comida colorida e aromatizada.Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas,que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi,morango, e tantos outros (comentei)...
O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma(uma liga química que envolve um semi-polímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate. O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria CC. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do talfamoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.Refrigerante DIETQuer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc...Olha, só para abrir os olhos dos cegos : os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (líquido >turvo, >outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar"edge" no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai... a lista é enorme.Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar:Sabe qual é o melhor refrigerante?Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo, mais nada, nem açúcar nem sal.(AUTOR: ANÔNIMO - por motivos óbvios)
sexta-feira, 10 de agosto de 2007
Fatias Hungaras

terça-feira, 7 de agosto de 2007
O vinho no século XIX

quinta-feira, 2 de agosto de 2007
Uma Sugestão para os leitores de Portugal

Esta receita vai para os meus leitores Portuguêses...Para evitar dúvidas, copiei de um blog de Portugal ( http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/) uma sugestão de lombo de porco....Pensei homenagear a cidade de Montijo, próxima a Lisboa, por concentrar diversas industrias de embutidos e de derivados de carne de porco e por se tratar do sobrenome de minha família ( Montijo).
Receita:
Ingredientes para 4 pessoas
- 1 kg de lombinhos de porco limpos de gorduras
- 3 dl de cerveja- 3 cebolas médias cortadas em quartos
- 2 colheres (sopa) de banha
- 6 cravinhos-
2 folhas de louro partidas em pedaços
- 4 dentes de alho picados finamente
- 2 colheres (chá) de pimentão-doce(Páprika)
- azeite q.b.- sal & pimenta
- 1 colher (chá) de mostarda de Dijon
- 1 colher (chá) de amido de milho (maizena)
- 2 Laranjas
1. Preparar uma pasta com a banha, os dentes de alho picadinhos, o louro, o colorau, o sal e a pimenta.2. Com esta pasta barrar muito bem o pedaço de lombo de porco e colocá-lo numa assadeira de barro.3. Descascar as cebolas e cortá-las em quartos. Colocar os cravinhos nos pedaços de cebola e dispô-los em volta da carne.4. Regar a carne com 2 dl de cerveja e deixar estar a tomar gosto durante 30 minutos.5. Antes de ir ao forno, regar a carne com um pouco de azeite.6. Quando a carne estiver assada, retirar o molho e as cebolas. Manter a carne dentro do forno apagado para não arrefecer.7. Ao molho, retiram-se os cravinhos e o louro. Tritura-se.8. Numa tigela, misturar a farinha Maisena, a mostarda e a cerveja. Mexer muito bem.9. Levar o molho da carne ao fogo (lume) e juntar aos poucos o preparado com a Maisena. Mexer bem e deixar apurar um pouco.10. Cortar o lombo às fatias e servir com legumes cozidos, gomos de laranja e o molho.
O molho é o segredo deste prato.
segunda-feira, 23 de julho de 2007
Receita do Bolo de Polvilho

1 copo de polvilho doce (dependendo do tamanho dos óvos, pode-se juntar até + 1/2 copo), três ovos, meia xícara de café de água, sal a gosto (usei 1 colher de chá), meio copo de óleo, sal a gosto e 200g de queijo ralado. Bater no liqüidificador, colocar para assar em forma de bolo com buraco no meio por 25 minutos. É uma delícia. A massa triplica de tamanho e fica crocante por fora e macia por dentro. O sabor lembra pão de queijo , fica uma sugestão para o fim de semana.
Como podem ver, assei em forma de aluminio batido(ela parece uma panela, bem grossa), diretamente sob a chama do fogão mas, quem não tiver esta forma, pode assar na forma de assar bolo em forno quente.
New Rich??
terça-feira, 17 de julho de 2007
Biscoito da minha terra

• 500 g de polvilho doce
• 400 g de queijo-de-minas curado
• 3 a 4 ovos
• 1 pitada de sal
• 300 g de margarina
Numa gamela, juntar o polvilho, o queijo ralado (no ralo fino), o sal e a margarina. Sovar bem e adicionar os ovos, um a um, sovando até o ponto de enrolar. Modelar os biscoitos em forma de meia-lua, pôr num tabuleiro (sem untar) e levar ao forno pré-aquecido (250 graus) por 15 a 20 minutos. Quando começar a corar, estará pronto
terça-feira, 10 de julho de 2007

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Livro: Os Segredos da Cozinha do Vaticano
quinta-feira, 5 de julho de 2007
quarta-feira, 4 de julho de 2007
SOPA QUENTE DE FRUTAS VERMELHAS
- 180 g de morango
- 80 g de cassis
- 80 g de framboesa
- 25 mL de licor de framboesa
- 60 g de açúcar
- 200 g de sorvete de creme
- 1 molho de hortelã (decorar)
- 100 mL de suco de limão
Modo de Preparo
Lave as frutas e corte os morangos em 4 partes iguais.
Faça um caramelo claro e coloque metade das frutas. Cozinhe por 1 minuto e acrescente o suco de limão. Passe no liqüidificador e reserve. Refogue a outra metade das frutas com açúcar, flambe com licor e, em seguida, adicione o caldo de frutas. Coloque em prato fundo e adicione uma bola de sorvete de creme em cima.
Decore com um ramo de hortelã.
LIVRO: ESTRELAS NO CÉU DA BOCA

terça-feira, 3 de julho de 2007
Cozinhando no microondas
http://www.evelinduarte.com.br/tecmicro.php
boa leitura
segunda-feira, 2 de julho de 2007
NOTÍCIAS(vamos acompanhar os resultados)
25/6/2007
PROJETO DE LEI Nº 6.049/05 - do Sr. Alex Canziani - que "dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Cozinheiro".
RELATOR: Deputado JOVAIR ARANTES.
PARECER: pela aprovação. Vista ao Deputado Eduardo Valverde, em 06/06/2007.
NÃO DELIBERADO.
Dia : 27/06/2007Local: Brasília/Câmara dos Deputados/Corredor das Comunicações
quinta-feira, 28 de junho de 2007
FERRAN ADRIÀ


(SERVIÇO)Informações e onde comprar
quarta-feira, 27 de junho de 2007
CAFÉ CREMOSO

PESQUISA DE OPINIÃO - NOME PARA PEQUENO RESTAURANTE
Pequeno restaurante
terça-feira, 26 de junho de 2007
Molhos Prontos (Utilidade Pública)


sexta-feira, 22 de junho de 2007
FILME BEBER, COMER, VIVER

quinta-feira, 21 de junho de 2007
Festa da gastronomia em SP
Muitos pontos de degustação de vinhos, queijos, espumantes, mas o grande salão ficou reservado para as sete faculdades participantes mostrarem os futuros talentos da gastronomia. E eles se esforçaram!. A Unip trouxe sabores ibéricos, com 'tortillas' e uma 'croqueta de jamón' divina (sem falar no 'arroz negro'). A Anhembi Morumbi preparava rolinhos vietnamitas na hora e caprichou na confeitaria. A Metodista surpreendeu com um 'pirarucu com bacon e pesto de rúcula' e um 'avestruz com presunto de parma e emulsão de coentro' que sumiu antes que eu pudesse provar. A Hotec serviu um 'harumaki' com camarão e molhos picante e adocicado. Enfim, a moçada deu um duro danado mas o resultado compensou. No fim da noite, Alex Atala - o mestre de cerimônia - convocou a brigada toda para cair no samba. Foi aquela farra.
Personal Chef
Local: Na sua casa!
Cidade: Belo Horizonte - MG
Formação: Formada em Gastronomia pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte
Detalhes:
Aulas particulares para quem quer aprender a cozinhar, práticas e teórias.Técnicas de cocção, cortes, receitas e aprendizado básico de gastronomia.
Apostilas incluidas no curso.
Valor por pessoa R$ 100,00 (por aula) em grupo ou particular a combinar.
Hórarios disponíveis: Turmas à noite, aos sábados ou domingos
Os interessados poderão ligar para o cel. 031-8582.4905 Marilene Montijo - ou pelo e-mail m.marilene@gmail.com
As aulas poderão ser particulares ou se vc tem um grupo de amigas(os) (no maximo de 5) para que não comprometa o aprendizado
Sugestões

PRATOS SELECIONADOS
AULAS para quem estuda ou trabalha: À noite e aos sábados (consultar calendário) - cursos suspensos
Dias: consultar calendário
Valor do Curso: R$390,00
Curso em 5 aulas.
Aprenda a cozinhar com técnicas faceis e rápidas,desde o corte de legumes e o preparo de um simples arroz a pratos mais elaborados como risoto e filé.
-Curso para secretárias do lar
Dias:Consultar calendário
Valor do Curso:250,00
Curso em 5 aulas
Aprenda armazenar e organizar geladeira, despensa e cozinha. Compras diárias, semanais e mensais.. Cardápio para 30 dias. cortes e preparo de alimentos. Cozinha básica do dia a dia com mais de 30 receitas.
-Curso de Risotos
Dias: consultar calendário
Horario:
Valor do Curso: R$150,00
Aula Única: R$90,00
Aprenda a diferença entre os tipos de arroz para risoto e para o que eles servem.. risotos diversos, risotos com frutos do mar e vegetais.
-Curso de Culinaria para Crianças
Dia: consultar calendário
Horario:aulas aos sábados de manhã ou à tarde
Valor do Curso: R$120,00 -
Aula : R$75,00
Curso dividido em duas aulas, na primeira as criancas aprendem a fazer pratos salgados e na segunda as criancas aprenderão pratos doces.
Para criancas de 07 a 12 anos.
-Curso de Saladas
Dia: Consultar calendário
Valor do Curso: R$80,00
Curso voltado para aqueles que querem sofisticar suas saladas com praticidade, utilizando ingredientes e temperos diferentes.
-Curso de sanduiches
Dia: Consultar calendário
Valor do Curso: R$70,00
1 aula - Curso voltado para aqueles que querem conhecer novos e sofisticados preparos, utilizando ingredientes e temperos diferentes
INSCRIÇÕES E INFORMACOES :
TELEFONES (31) 3433.9862
Deixe seu nome e e-mail para retorno
e-mail:m.marilene@gmail.com
mmontijo@bol.com.br