Risoto
História:
O risoto foi criado ao acaso, ele é um prato típico italiano e a história conta que ele “nasceu” em uma festa de casamento no ano de 1574, o risoto com arroz branco ou “Risotto alla milanese” foi inventado pela mãe do mestre Valério di Fiandra, responsável pelos vitrais da catedral de Milão.O artista era muito sábio no dosar e mesclar as cores em suas obras de arte e conhecido também por apreciar a boa comida e bebida de sua terra. Fiandra ia seguido a uma taberna local onde podia apreciar um bom vinho. Sem imaginar, sempre que mestre Fiandra estava em meio aos vinhos e às delícias da cozinha italiana, sua filha observava escondida tudo o que acontecia naquele "local proibido". Com o tempo, a jovem acabou apaixonando-se pelo filho do proprietário da taberna, e em setembro de 1574 os dois casaram-se. Durante os preparativos da festa de casamento, Fiandra deixou cair um pedaço de açafrão dentro do risoto. A lenda conta que a atitude de Fiandra foi uma demonstração de ciúmes pela filha. O resultado dessa mistura acidental foi conhecido no final da noite quando os convidados começaram a procurar o cozinheiro da saborosa invenção. Nascia o Risoto Branco ou Risoto alla Milanese (Risoto a milanesa), o mais tradicional de todos os risotos.
Como fazer risoto (base)
videos editados em outro blog:sugestão e comentários do Bertola
Risotto: Passo a Passo
Quanto a cebola, adicioná-la no momento em que estiver tostando o arroz para evitar que ela queime e comprometa o visual do prato.
Tostando o arroz:
Adicionando Vinho e Brodo:
Finalizando o Risotto all'onda:
Empratando o Risotto:
Ps. o professor está explicando em italiano, mas é possivel tb escutar a tradutora do curso.
risoto clássico:
Ingredientes:
- Arroz (normalmente, a porção é calculada por punho: cada punho de arroz cruz = 1 porção)
- Caldo neutro (legumes ou ave – se usar o caldo em cubo , cuidado com o sal)
- Cebola cortada em brunnoise (cubos minúsculos, pois, em hipótese nenhuma a cebola pode aparecer, sendo este um dos segredos do verdadeiro risoto)
- vinho branco seco- sal- pimenta- queijo parmesão (de preferência, ralado na hora)
- manteigaLeve a cebola picada ao fogo, para refogá-la na manteiga, cuidando para não queimar.Quando dourar , adicione o arroz e refogue-o.Adicione o vinho e vá misturando até que o álcool evapore. Neste ponto, o arroz começa a ficar cremoso (solta de amido).Feito isso, vá adicionando o caldo, concha a concha até dar o ponto "al dente”.Toques indispensáveis:• Sempre use caldo quente;• Nunca, em hipótese nenhuma, pare de mexer. O movimento é o “0-800”: faz um 0 ao redor da panela e um 800 no centro.• Nunca deixe grãos de arroz grudados nas laterais, pois estes queimam ou ficam com ponto diferente.
•Tempo de preparo: aproximadamente 17 minutos e entre 10/12 minutos, adiciona-se o que vai dar o sabor.
• Use panela que possua laterais mais altas que as da frigideira, pois, ao final, você deverá deixar a colher parada e movimentar a panela para o efeito “onda”.
• Ao final, desligue o fogo e adicione a manteiga, queijo ralado e corrija o sal e a pimenta.
• O risotto é sempre servido “al dente”. Verifique isso da seguinte forma: coloque um grão na boca, chupe-o e tire-o da boa. Ele deverá estar com o centro branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário