Com fatias de pãozinho e ingredientes diversos, você pode criar infinitas variedades de sanduíches. Os clássicos, entre eles, o Bauru; que na receita original contém fatias de rosbife, queijo derretido, rodelas de tomate e pepino, ou ainda, o Club Sandwich, conhecido pela combinação de peru, bacon, alface, tomate e maionese, são mais do que presença garantida em lanchonetes de todo país. Mas atualmente, não são apenas os recheios que mudam. Novos pães e formatos dão um visual diferente à preparação. Os wraps (do verbo embrulhar em inglês), por exemplo, são boas idéias enroladas em pães de massa fina. “Usamos o pão folha, mais comum, ou a massa de crepe. Também criei uma nova proposta, o Cristal Wrap, com massa de arroz, aquela bem fininha da gastronomia thai”, explica Mônica Djacz. A banqueteira varia os recheios conforme a ocasião. Salmão defumado e mostarda em grão, ou ainda alface crespa, rosbife, agrião e maionese de alcaparras, além do bacalhau são servidos em casamentos e festas mais requintadas, sempre com vinho espumante. Seja qual for o tipo de coquetel, ela não abre mão de combinar legumes e vegetais com carnes e peixes. Abobrinha grelhada com tomate, e pepino azedo com alface roxa são os preferidos. Mas o costume de acrescentar ingredientes saudáveis aos wraps não é apenas uma preferência de Mônica. A receita americana que surgiu na Califórnia nos anos 90 é justamente uma opção mais leve de sanduíches. Pensando justamente nesse conceito que Carole Crema, chef da rede Wraps, criou um cardápio livre de gordura trans. “E ainda para um público gourmet”, conta a chef.Para criar o menu, Carole se inspirou na culinária mexicana. Grande parte dos wraps é feita em tortillas, mas diferente das originais, que são preparadas com milho, recebem farinha de trigo integral, espinafre ou tomate. “Como são grandes podem envolver proteínas magras (filet mignon, peito de frango e peixe), queijos light, folhas e temperos. De acordo com os ingredientes recebe formato de rocambole ou cone”, acrescenta. Entre os wraps mais pedidos estão os de atum e salmão, o preferido das mulheres. Todos acompanham salada verde, uma delas preparada com granola salgada – uma mistura de semente de linhaça, girassol, gergelim e sal grosso. A mesma também é usada no wrap doce, Romeu e Julieta, com goiabada quente e cream cheese light. E para este verão, Carole ainda indica a sopa fria de cenoura com gengibre também como acompanhamento. A nova mania também faz sucesso nos pubs. Greigor Caisley, chef que já passou pelo Merrony´s e Banc, em Sidney , e atualmente comanda a cozinha do tradicional O´Malley e do Drake´s Bar e Deck, recomenda-os para saborear com chopes importados. “Gosto de enrolar com rosbife, filé mignon, queijo e relish de tomate e pêra, como também, em queijo de cabra, alho-poró e alface”, explica.
Receitas:
Wrap Peruano
Receita indicada pela chef Carole Crema, restaurante Wraps. Rico em Omega 3, graças a uma generosa porção de atum desfiado como base, este delicioso wrap leva ainda cebolas curadas, pimentão sem pele assado e picado em pedaços bem pequenos (opcional), manjericão fresco, tomates frescos picados, mussarela light derretida e molho à base de azeite e suco de limão.
- 4 colher(es) (sopa) de salada de atum- 1 unidade(s) de tortilha verde- 80 gr de Atum Sólido em Óleo Gomes da Costa desfiado(s)- 80 gr de mussarela light- 4 folha(s) de alface americanaSalada de atum
- 100 gr de Atum Sólido em Óleo Gomes da Costa em conserva- 4 rodela(s) de cebola picada(s)- 1 colher(es) (sobremesa) de manjericão picado(s)- 1 colher(es) (chá) de tomilho- quanto baste de sal- 1 colher(es) (sopa) de suco de limão- 1 colher(es) (sopa) de azeite extra-virgem- 2 colher(es) (sopa) de tomate picado(s), sem semente(s)
Derrete a mussarela numa chapa e coloque sobre a tortilha ou pão sírio. Coloque a salada de atum por cima da mussarela e feche o wrap. Enrolar, fechar as bordas (pontas), tornar a enrolar. Cortar ao meio transversalmente e na diagonal. Coloque no prato e decore como quiser.
Salada de atum
Misture bem todos os ingredientes e está pronta a salada de atum.
Dica: Pode substituir a tortilha verde pelo pão sírio.
6 comentários:
Adorei a materia e os Wraps. Gostaria de saber como posso aprender a fazer a massa. Seria uma massa como a de crepe ou panqueca ? Existe algum curso que eu possa fazer para aprender a fazer a massa, enrolar e montar os wraps ? antecipadamente agradeço
Eduardo Trevisan
trevisan.eduardo@uol.com.br
Olá boa tarde, faço parte de uma agencia de publicidade e adorei seu blog!! estamos realizando uma promoção entre as blogueiras de receitas, quando puder entre em contato meu e-mail é danielle@tangrancom.com.br
bjos e obrigada!
OLÁ!
TAMBÉM ADOREI A MATÉRIA.
VOCÊ PODERIA ME DAR DICAS DE COMO APRENDER A FAZER A MASSA?
GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUM CURSO ESPECÍFICO PARA WRAPS.
ABRAÇOS E OBRIGADA!
ADRIANA
stefaad@gmail.com
Adorei a matéria queria muito aprender a fazer a massa do pão folha, pois aqui onde moro só encontro aqueles Rap 10 que são horríveis, poderia me passar a receita.
Desde já agradeço
Ana Paula
pbudigo@hotmail.com
Adorei a matéria queria muito aprender a fazer a massa do pão folha, pois aqui onde moro só encontro aqueles Rap 10 que são horríveis, poderia me passar a receita.
Desde já agradeço
Ana Paula
pbudigo@hotmail.com
Adorei a matéria queria muito aprender a fazer a massa do pão folha, pois aqui onde moro só encontro aqueles Rap 10 que são horríveis, poderia me passar a receita.
Desde já agradeço
Ana Paula
pbudigo@hotmail.com
Postar um comentário