PERSONAL CHEF

PERSONAL CHEF
ver abaixo meus serviços

MINHAS HABILIDADES

  • Elaboração de fichas técnicas, treinamento de pessoal
  • Formulação de estatísticas de consumo e descarte de alimentos
  • atendimento ao cliente
  • Organização geral de materiais, alimentos e mão de obra
  • controle higiênico sanitário
  • Controle de estoque de matérias prima ,de elaborados e de custos gerais
  • Formular pedidos de compra
  • Elaboração de cardápios

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

GASTRONOMIA É CULTURA

GASTRONOMIA É CULTURA

Agora é lei no Rio de Janeiro: a gastronomia é considerada cultura. O governador Sérgio Cabral sancionou em janeiro a Lei 4.968, do deputado estadual Noel de Carvalho, que modifica a redação do artigo 2° da Lei 1.954, de 26 de janeiro de 1992. Assim como o teatro, o cinema e a literatura, a gastronomia é classificada como uma forma de atividade cultural habilitada a receber dinheiro de empresas privadas por meio de incentivos fiscais. “A idéia veio com o surgimento dos pólos gastronômicos”, conta o deputado. “A gastronomia é uma arte reconhecida mundialmente. A inclusão desse tipo de atividade na lei de incentivo cultural possibilita seu mais amplo desenvolvimento”, argumenta. Agora, é torcer para que isso ocorra em todo o Brasil.

Fonte: Prazeres da Meza – FEVEREIRO 2007
Couvert Gente, pág. 22Por Fernanda Thedim e Horst Kissman

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

CHEF DE COZINHA


O que é ser um Chef de Cozinha

POR DEBORA CORDEIROPORTAL PRATO FEITO

Quem trabalha com gastronomia sabe muito bem que não dá para ficar só dentro de uma cozinha. A profissão de chef de cozinha é muito mais do que isso. Nos dias de hoje, ela ganhou "status" e virou profissão "chique" e por isso aumentou um número de inscritos nos vestibulares para as faculdades que possuem curso de gastronomia.
Mas não é só pelo título que uma pessoa deve escolher esta profissão. A sociedade que está cada vez mais exigente e só aqueles que sabem fazer de seus pratos verdadeiras obras de arte e que amam conviver com panelas e ingredientes diversos, e gostam de gente, estão no lugar certo, na profissão certa.
Mas além de atender bem os clientes e de preparar quitutes deliciosos, um chef precisa hoje em dia, saber muito bem como funcionam todos os setores de um restaurante, ter noções de administração e contabilidade, fazer viagens, quando possível, para aprimorar seus conhecimentos e estar sempre por dentro do que rola pelo mundo gastronômico.
Algumas especializações dentro desse grande universo da gastronomia já estão dando as caras no mercado e para agarrar uma excelente oportunidade é necessário, além de cursos, ter força de vontade e certeza do que se quer fazer. O mercado procura por profissionais com uma boa formação técnica. Os chefs de cozinha ainda são os mais requisitados, mas há muito espaço para bons maîtres, confeiteiros, padeiros, patissiers, baristas, sommeliers e etc.
Geralmente os profissionais da gastronomia atuam em restaurantes, mas devido a ampliação do número de hotéis em todo o mundo, outras oportunidades acabam aparecendo como escolas, hospitais, indústrias, cozinhas experimentais, etc.
Nessa área é muito comum o crescimento na carreira, onde muitos começam trabalhando como auxiliares onde fazem de tudo dentro da cozinha, e chegam a chefs. Muitos acabam até sendo conhecidos em todo o país e até no exterior como é o caso de Alex Atala, Flávia Quaresma, Sérgio Arno, Ana Soares, Álvaro Rodriguez, Benê, Laurent Suaudeau, Nina Horta e muitos outros.
A experiência na prática ainda é o fator mais importante que os restaurantes levam em consideração na hora de contratar um chef de cozinha para compor sua equipe, mas, a profissionalização e o aumento na exigência por parte dos clientes tornam mais do que essencial à especialização. Fazer de tudo um pouco na cozinha, pode ser bom no início da carreira, mas, se especializar em alguma área dentro da gastronomia, faz a diferença!
Nesse campo da especialização, as escolas e faculdades de gastronomia do Brasil estão perdendo campo para os cursos internacionais, principalmente os franceses, por isso é grande o número de profissionais que vão buscar uma especialização no exterior. Sem contar que a experiência internacional agrega valor em termos técnicos e no que diz respeito à convivência com diferentes culturas, idiomas e cozinhas. Mas não é só pelo domínio da técnica que você conhece um bom chef de cozinha, um patissier, barista ou sommelier. Estes profissionais dentro de suas áreas precisam também contar com muita criatividade, sensibilidade, visão, harmonia, facilidade de comunicação e flexibilidade para conviver bem com colegas de profissão, funcionários e clientes.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

MARIA IZABEL

MARIA IZABEL

Receita tipica de Goiás.

Foi através dos gaúchos que o arroz-de-carreteiro foi introduzido em Goiás. Rebatizado e aclimatado para Arroz Maria Izabel.


Servi com um queijinho coalho assado e cebolas carameladas no mel.



2 xíc (chá) de arroz limpo
300 g de coxão mole em tiras bem fininhas
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola picadinha
1 pimenta dedo de moça grande picadinha
2 colheres (sopa) de óleo
1 cubo de caldo de carne
Água quente o suficienteAqueça numa panela o óleo e frite a carne até dourar bem e formar um dourado no fundo da panela, acrescente a cebola e o alho e deixe dourar bem, junte a pimenta e arroz o caldo de carne e deixe o arroz refogar bem, acrescente a água e deixe cozinhar. Até que esteja macio.


Para a cebola: Fatie uma cebola grande não muito fina, junte numa frigideira uma colher (sopa) de óleo e deixe a cebola começar a dourar, junte então uma colher (sopa) de mel e deixe até que fiquem bem carameladas.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

ALIMENTOS: O BOM E O MAU

A popularidade de certos alimentos também confere a eles o posto de polêmicos. Mas existe uma receita ideal de alimentação?
SÃO PAULO - Alimentos como a carne vermelha, o leite e o café são, freqüentemente, escolhidos como tema de pesquisas científicas. Consumidos em grande quantidade, eles são uma espécie de celebridade das geladeiras e prateleiras. E, como qualquer famoso, viram alvos de críticas e elogios.
As pesquisas científicas parecem ter a intenção de confundir a cabeça das pessoas, já lotada de informações conflitantes. A mesma revista especializada que divulgou os benefícios do café há meses pode publicar uma bomba do tipo “café aumenta os riscos do câncer de mama”. Uma xícara de expresso que parecia inofensiva pode ser encarada como um veneno pelo leitor mais sensível.
Nutricionistas e médicos nutrólogos não gostam de classificar alimentos como vilões ou mocinhos, mas concordam que algumas opções são mais saudáveis do que as outras. O cardiologista Daniel Magnoni, chefe do setor de nutrologia do Hospital do Coração (HCor), indica o azeite de oliva extravirgem no lugar das outras gorduras. Nutrólogo do GANEP Nutrição Humana, Andrea Bottoni não condena a carne vermelha, mas diz que as proteínas do peixe são mais nobres. A nutricionista Priscila Barsanti de Paula, do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) diz que o açúcar branco não contém vitaminas, e o melhor é substitui-lo pelo mascavo.
Existem alimentos ruins para certos tipos de pessoas. O leite de vaca, por exemplo, pode ser fundamental para os ossos e os dentes, mas é um veneno para 40% da população brasileira, intolerante à lactose, segundo Priscila. “Neste caso, uma boa opção é a formulação à base de soja, que não contém a substância”, diz ela. O mesmo vinho tinto (o branco não vale) que previne o organismo contra certos tipos de doenças pode também levar a pessoa ao alcoolismo.
Também é preciso analisar os alimentos em um conjunto. “Ninguém come só café ou só carne vermelha”, diz Bottoni. Aquela história de quanto mais colorido o prato, melhor a alimentação, parece fazer muito sentido. Desde que os hábitos alimentares sejam saudáveis, a alimentação não precisa ser uma novela, com mocinhos e bandidos.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

DUELO DE FAMOSOS

Não foi uma surpresa que em sua aula, no último dia do evento madridfusión (de 15 a 18 passados em Madri), o chef catalão Santi Santamaría tenha feito profissão de fé numa cozinha comportada e tradicional, como a que ele serve impecavelmente em seu restaurante Can Fabes. Embora o evento tenha como foco, desde a primeira edição há cinco anos, revelar os bastidores da cozinha de vanguarda que a Espanha vem mostrando ao mundo, ao mesmo tempo é aberto a todas as correntes culinárias. Neste ano, ao lado de nomes inovadores como o revolucionário Ferran Adrià, o inglês Heston Blumenthal, o norte-americano Grant Achatz, estiveram expoentes da cozinha que atêm-se às técnicas convencionais (como Charlie Trotter, de Chicago, Pascal Barbot, de Paris, Tetsuya Wakuda, de Sydney). Santamaría nunca aceitara participar, possivelmente em razão da rivalidade ante o conterrâneo Adrià, que, no passado, foi menos famoso, mas tornou-se o mais importante chef do mundo. Santamaría desta vez foi e fez o esperado elogio de sua cozinha sentimental. O que foi surpreendente foi a violência com que atacou (sem dizer nomes) seus colegas e a ovação que recebeu de um público que estava ali, teoricamente, para acompanhar a vanguarda da culinária. O chef começou cheio de veneno, dizendo: "Não vim aqui para vender máquinas" -insinuando ser este o objetivo dos colegas que, na pesquisa que fazem, desenvolvem novos equipamentos. Santamaría levou ao palco seus três principais cozinheiros e um sommelier, que prepararam pratos como num filme mudo, sem que o chef explicasse o que eles faziam. Seu ego parecia querer se equiparar ao seu volumoso corpo, e assim correu a aula, sem receitas, apenas pregação conservadora -e muitos aplausos. Depois da vanguarda ter tão rapidamente ganhado prestígio no mundo, parece ser a hora da reação. "Cozinhar, cozinhar..."
Em seu discurso, Santamaría atacou a invenção e o progresso, evocando como grande exemplo de vida o guisadinho que seu falecido pai lhe ensinou; vilipendiou a pesquisa técnica e a ciência ("Não me interessa de que é composto o ovo, desde que ele fique bom à mesa"); afetou humildade ao se colocar tão vil quanto seus colegas ("Somos todos uns farsantes que trabalham por dinheiro para dar comida aos ricos e esnobes"). Repetiu à exaustão obviedades ("carregadas de demagogia e populismo", disse o jornal "ABC"), numa mistura de pregador evangélico e Paulo Coelho: "Cozinha é o que vem do fogão à mesa", "cozinha tem que ser feita com o coração", "o que temos que fazer é cozinhar, cozinhar, cozinhar"... mas quem discordaria disso? A cada investida virulenta, a platéia, que lotava os 600 lugares do Palácio Municipal de Congressos, entrava em êxtase, aplaudindo de pé o óbvio e adorando os amargos ataques desferidos contra o progresso neste tão sensível campo das artes, a culinária. É bem verdade que, na véspera, todos ouviram respeitosamente a palestra de Ferran Adrià. Este enfatizou sua grande obsessão no conhecimento dos produtos, no estudo minucioso e científico dos ingredientes, no aprendizado de como tirar o melhor de cada um (seja usando um banho-maria, seja utilizando hidrogênio líquido) para daí preparar pratos prazerosos e surpreendentes. Adrià mostrou tabelas de classificação de ingredientes; mostrou alguns aparelhos e produtos capazes de fazer cápsulas e crostas. Falou de seu estudo da liofilização, que ele exemplificou mostrando leite de coco, puro, sendo congelado com nitrogênio líquido no formato desejado (nesse caso, como um ovo) e, em seguida, sendo liofilizado, ficando pronto para comer. "No futuro, poderemos fazer biscoitos sem ovo, gordura ou farinha, apenas o próprio ingrediente", sonha ele Ao mesmo tempo, falando à Folha, revelava sua preocupação com o fato de ter virado um mito, seguido por tanta gente muitas vezes despreparada: "Tenho de ir com cuidado, ou toda esta imitação será prejudicial". Relatou o lançamento de um instituto de pesquisas, Alicia (ALImentación y CienCIA), para chefs espanhóis e de todo o mundo. A ligação do passado e do futuro também foi pano de fundo da palestra de Heston Blumenthal, ao qual a platéia igualmente acompanhou com interesse: uma performance com óculos 3-D, aromas aspergidos, sons em último volume, docinhos de alcaçuz, ilustrando sua tese de que o público vai a um restaurante em busca também de lazer e diversão, e, por isso, a comida deve incorporar elementos lúdicos. É o que ele faz no seu Fat Duck, em Bray (Inglaterra), onde a cozinha tem uma enorme qualidade e surpreende todos os sentidos. Blumenthal, como Adrià e mesmo Juan Mari Arzàk, o decano chef basco que vem aderindo às novas técnicas, também fazem a cozinha com sentimento e paixão, mas olhando para o futuro. Santamaría parece agarrar-se à cozinha do século 20, do guisado de seu pai, o que ele faz com maestria. Preocupante é quando a nova geração aplaude com entusiasmo inquisitorial a condenação da cozinha revolucionária e se põe a sonhar com a cozinha de um século que já se foi.O duelo dos super chefs(Folha de São Paulo - 25/01/2007)

Personal Chef

Aula de gastronomia
Local: Na sua casa!
Cidade: Belo Horizonte - MG
Formação: Formada em Gastronomia pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte
Detalhes:
Aulas particulares para quem quer aprender a cozinhar, práticas e teórias.Técnicas de cocção, cortes, receitas e aprendizado básico de gastronomia.
Apostilas incluidas no curso.
Valor por pessoa R$ 100,00 (por aula) em grupo ou particular a combinar.
Hórarios disponíveis: Turmas à noite, aos sábados ou domingos
Os interessados poderão ligar para o cel. 031-8582.4905 Marilene Montijo - ou pelo e-mail m.marilene@gmail.com
As aulas poderão ser particulares ou se vc tem um grupo de amigas(os) (no maximo de 5) para que não comprometa o aprendizado

Sugestões

Sugestões
PRATOS SELECIONADOS

AULAS para quem estuda ou trabalha: À noite e aos sábados (consultar calendário) - cursos suspensos

-Curso Básico de Culinária
Dias: consultar calendário
Valor do Curso: R$390,00
Curso em 5 aulas.
Aprenda a cozinhar com técnicas faceis e rápidas,desde o corte de legumes e o preparo de um simples arroz a pratos mais elaborados como risoto e filé.
-Curso para secretárias do lar
Dias:Consultar calendário
Valor do Curso:250,00
Curso em 5 aulas
Aprenda armazenar e organizar geladeira, despensa e cozinha. Compras diárias, semanais e mensais.. Cardápio para 30 dias. cortes e preparo de alimentos. Cozinha básica do dia a dia com mais de 30 receitas.
-Curso de Risotos
Dias: consultar calendário
Horario:
Valor do Curso: R$150,00
Aula Única: R$90,00
Aprenda a diferença entre os tipos de arroz para risoto e para o que eles servem.. risotos diversos, risotos com frutos do mar e vegetais.
-Curso de Culinaria para Crianças
Dia: consultar calendário
Horario:aulas aos sábados de manhã ou à tarde
Valor do Curso: R$120,00 -
Aula : R$75,00
Curso dividido em duas aulas, na primeira as criancas aprendem a fazer pratos salgados e na segunda as criancas aprenderão pratos doces.
Para criancas de 07 a 12 anos.
-Curso de Saladas
Dia: Consultar calendário
Valor do Curso: R$80,00
Curso voltado para aqueles que querem sofisticar suas saladas com praticidade, utilizando ingredientes e temperos diferentes.
-Curso de sanduiches
Dia: Consultar calendário
Valor do Curso: R$70,00
1 aula - Curso voltado para aqueles que querem conhecer novos e sofisticados preparos, utilizando ingredientes e temperos diferentes

INSCRIÇÕES E INFORMACOES :
TELEFONES (31) 3433.9862
Deixe seu nome e e-mail para retorno
e-mail:m.marilene@gmail.com
mmontijo@bol.com.br